Na manhã desta quarta-feira (6/11), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/RR) deflagrou a Operação Franchising, com o objetivo de desarticular uma célula de facção criminosa envolvida no tráfico de drogas no varejo em Roraima.
A ação resultou no cumprimento de 24 mandados nas cidades de Boa Vista, Caracaraí e São Luís do Anauá, todas em Roraima. As ordens foram emitidas pela Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas do Tribunal de Justiça de Roraima, incluindo nove mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão.
As investigações indicaram que os suspeitos operavam pontos de venda de drogas em diferentes municípios, adotando um modelo de “franquia” em que os membros locais pagavam “royalties” aos líderes da facção.
A Operação Franchising tem como foco o combate a facções, tráfico de drogas e comércio ilegal de armas. Os detidos e investigados estão à disposição da Justiça e poderão responder por crimes de tráfico de drogas e organização criminosa, com penas que podem chegar a 23 anos de reclusão e multa. Além disso, os investigados possuem registros de homicídio, roubo e apropriação indébita.
A FICCO/RR é composta por equipes das Polícias Federal, Militar, Civil e Penal, além das Secretarias de Segurança Pública e de Justiça e Cidadania do estado.