Guarda Civil Municipal de Boa Vista participa de palestra sobre prevenção da malária

Os agentes da Guarda Civil Municipal de Boa Vista (GCM) participaram de uma palestra informativa sobre a situação da malária no município, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) nesta quinta-feira.

De acordo com os dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Malária (Sivep-Malária), Boa Vista experimentou uma queda significativa de mais de 50% nos casos da doença durante o primeiro quadrimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Apesar dessa redução, Creomar Oliveira, supervisor geral da malária, enfatizou a importância contínua da prevenção.

A capacitação dos agentes da GCM abrangeu informações sobre formas de contágio, sintomas e medidas preventivas da malária. O objetivo é capacitar os agentes para identificar áreas de risco e orientar a população durante suas atividades nos bairros. A Comandante Mangabeira ressaltou que esse conhecimento também contribui para a segurança da população, pois os agentes estão em constante contato com os munícipes.

Além disso, foi destacada a importância da colaboração da população na prevenção da malária, especialmente evitando locais próximos a igarapés ou margens de rios durante o final da tarde e início da noite. O uso de roupas adequadas, repelente e mosquiteiro também são medidas essenciais.

É importante reconhecer os sintomas da malária, que incluem febre alta, dor de cabeça, calafrio, falta de apetite e fraqueza, podendo também apresentar vômito e diarréia. Todas as unidades básicas de saúde (UBS) em Boa Vista estão preparadas para diagnosticar e tratar a doença.

Ao contrário da dengue, zika e chikungunya, cujos casos aumentam durante o período chuvoso, a malária tem maior incidência a partir de setembro, após as chuvas. Segundo Creomar, isso está relacionado ao comportamento da população em relação à exposição aos vetores da doença.

Loading

Edit Template
Previous slide
Next slide

Direitos Reservados © roraimaaquiagora

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?