A Diocese de Roraima oficializou, no dia 25 de novembro, a doação da Gleba Cauamé à Prefeitura de Boa Vista, durante a abertura da 2ª Semana Nacional de Regularização Fundiária. A área, que abrange três bairros da capital roraimense, permitirá a emissão de títulos definitivos para cerca de 1.100 imóveis, beneficiando famílias residentes nos bairros Cambará, Professora Araceli Souto Maior e Nova Canaã.
O prefeito Arthur Henrique destacou que essa ação vai garantir o direito à posse formalizada para os moradores, possibilitando acesso a crédito para melhorias nas propriedades. Ele também ressaltou o avanço da regularização fundiária em sua gestão, com a entrega de quase 2 mil títulos definitivos até o momento. Para Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo da Diocese, a doação reflete os valores da igreja, promovendo o direito à moradia digna.
O processo de regularização, mediado pelo Tribunal de Justiça de Roraima, inclui um recadastramento das famílias, medição dos lotes e verificação das subdivisões. O prefeito informou que o processo será gratuito para as famílias de baixa renda e que as ações de regularização contarão com a parceria da Emhur. A 2ª Semana Nacional de Regularização Fundiária, apoiada pelo Conselho Nacional de Justiça, busca garantir segurança jurídica e inclusão social em diversos estados da Amazônia Legal.