Roraima tem a segunda pior cobertura vacinal do país

Um levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP), por meio do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, apontou que Roraima apresenta a segunda pior taxa de cobertura vacinal do Brasil, com apenas 77,9%, ficando à frente apenas do Amapá.

A taxa de cobertura vacinal é calculada pelo número de doses aplicadas dividido pela população-alvo e multiplicado por 100. O indicador integra o pilar de Sustentabilidade Social do estudo, que avalia ao todo 100 indicadores organizados em 10 pilares temáticos. Entre os imunizantes considerados estão BCG, Hepatite B, Rotavírus, Meningococo C, Penta, Pneumocócica, Poliomielite, Tríplice Viral, DTP, Varicela, entre outros.

De acordo com o CLP, o desempenho evidencia que o estado enfrenta desafios para ampliar a imunização e proteger a população.

Além da baixa cobertura vacinal, Roraima também obteve resultados negativos em outras áreas. No pilar de Infraestrutura, ocupa a terceira pior posição do país, com déficits em telecomunicações, custo de combustíveis, disponibilidade de voos diretos e qualidade da energia elétrica.

Na Segurança Pública, o estado aparece pelo segundo ano consecutivo como o segundo pior do Brasil, com altos índices de violência sexual e feminicídio, além de falhas na qualidade das informações de criminalidade.

Outro dado preocupante está na Educação, em que Roraima ocupa a 23ª posição, figurando entre os piores desempenhos nacionais. O levantamento considerou indicadores como o Ideb, Enem e taxas de frequência escolar.

Facebook
X
Telegram
WhatsApp