A série “Adolescência”, lançada recentemente pela Netflix, reacendeu discussões sobre os impactos do bullying — um tema que também tem sido abordado nas salas de aula da Rede Municipal de Ensino de Boa Vista. Um exemplo importante é a Escola Municipal Valdemarina Normando Martins, no bairro Nova Cidade, que desde 2022 desenvolve o projeto “Bullying, eu me importo”. A iniciativa visa conscientizar os alunos do 1º ao 5º ano sobre os danos causados por essa prática, promovendo valores como empatia e respeito.
Neste ano, o projeto teve início com as turmas do 5º ano e deve alcançar cerca de 982 estudantes até o fim de 2025. A abordagem inclui rodas de conversa, dramatizações, cartazes, vídeos e outras atividades que estimulam os alunos a refletirem sobre o respeito às diferenças e como agir diante de situações de violência física, verbal ou psicológica. A participação de professores, pais e responsáveis reforça a rede de apoio e prevenção dentro e fora do ambiente escolar.
De acordo com a diretora Rosielma Lira, os alunos estão mais conscientes e dispostos a denunciar casos de bullying. Já a gerente de Ensino Fundamental, Angelita Schimitz, destaca que o trabalho é contínuo e começa na educação infantil, com resultados perceptíveis na redução dos casos. Apoiado por leis como a nº 13.185/2015 e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o projeto fortalece a cultura de paz e o papel da escola na promoção dos direitos humanos.