A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fortaleceu suas ações no combate a crimes ambientais na Amazônia Legal, incluindo Roraima, com a aquisição de 72 novas viaturas. O investimento total de R$ 23,4 milhões, proveniente do Plano Amazônia – Segurança e Soberania (AMAS), visa aprimorar o enfrentamento de crimes como garimpo ilegal e extração de madeira nos nove estados da região. As viaturas, que possuem tração nas quatro rodas para facilitar o acesso a áreas remotas, serão distribuídas de acordo com as necessidades locais, com quatro veículos destinados a Roraima.
Além das viaturas, a PRF também construiu duas novas unidades operacionais em Rorainópolis (RR) e Laranjal do Jari (AP), com investimentos de R$ 7 milhões, para reforçar a fiscalização e presença das equipes nos locais de maior incidência de crimes ambientais. As novas instalações visam otimizar as ações de combate à extração ilegal de recursos naturais e outros crimes relacionados.
Para ampliar ainda mais a eficácia das operações, a PRF incorporará drones às suas ações, o que permitirá uma fiscalização mais precisa e abrangente, especialmente em áreas de difícil acesso. O uso dessas tecnologias ajudará na captura de imagens e dados essenciais para o planejamento e execução das ações de combate a crimes ambientais, com foco em proteger a biodiversidade da região.