A partir do dia 21 de outubro, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), retomará suas operações comerciais. A venda de bilhetes aéreos foi liberada desde sexta-feira (9).
De acordo com o Governo Federal, a reabertura contará com 128 voos diários, totalizando mais de 3 mil voos mensais. As operações das aeronaves ocorrerão das 8h às 22h. O fechamento do aeroporto foi em 3 de maio devido às enchentes que afetaram o estado.
O anúncio da retomada foi feito na quinta-feira (8) pelos ministros Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, e Paulo Pimenta, da Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.
“Essa reabertura ajudará a acelerar a recuperação econômica do estado”, afirmou Costa Filho. Segundo a concessionária Fraport, a previsão é que o aeroporto atinja 100% da sua capacidade operacional a partir de 16 de dezembro.
“Antes da enchente, o aeroporto operava cerca de 1.300 voos semanais. Inicialmente, voltaremos com cerca de 70% desse volume”, destacou Pimenta.
Processo de Reabilitação do Aeroporto
O Governo informou que, além da pista de pouso e decolagem, o processo de reabilitação inclui as pistas de táxi e o pátio das aeronaves. Após a fase de limpeza, que está em andamento, a equipe do aeroporto se dedicará, até outubro, à recuperação das áreas afetadas para retomar as operações.
A reabilitação envolve a pista de pouso e decolagem, com 1.300 metros de extensão (equivalente a 60 mil metros quadrados), e o pátio de aeronaves, com 20 mil metros quadrados. Em outubro, o trabalho será focado nas áreas sem movimentação de aeronaves, com a recuperação planejada para 1.200 metros quadrados (cerca de 53 mil metros quadrados).
Outras ações incluem a preparação do pavimento para recapeamento ou reconstrução, dependendo da necessidade de cada local. O objetivo é concluir a recuperação completa dos 3.200 metros de pista, das taxiways e do pátio até dezembro, permitindo que o aeroporto opere plenamente.