MEC abre prazo para instituições cadastrarem vagas remanescentes do Fies

As mantenedoras de instituições privadas de ensino superior têm de 1º a 8 de outubro para inserir as informações necessárias à participação no processo de oferta de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo foi definido pelo Edital nº 18/2025, publicado nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial da União.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as mantenedoras devem registrar os dados de cada curso, turno e local de oferta no módulo FiesOferta, do Sistema Informatizado do Fies (Sisfies). Só podem participar as instituições com termo de adesão válido ao Fies e ao Fundo Garantidor (FG-Fies), cujos cursos possuam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Próximos passos

Um novo edital será publicado em 14 de outubro, definindo as regras e o cronograma para a inscrição dos estudantes interessados nas vagas remanescentes. A participação é destinada a candidatos que possam cumprir a frequência mínima exigida no segundo semestre de 2025.

O período de retificação do termo de participação das mantenedoras vai de 9 a 14 de outubro. As instituições devem divulgar em seus sites e em locais de grande circulação a relação de cursos e turnos disponíveis, oferecer acesso gratuito à internet para as inscrições e não podem cobrar taxas dos candidatos.

Critérios de seleção

A Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC) será responsável pela seleção das vagas, considerando:

  • Disponibilidade orçamentária;
  • Avaliação do curso no Sinaes;
  • Demanda por financiamento em cada mesorregião;
  • Prioridade para cursos de medicina.

Cronograma resumido

  • Emissão do termo de participação: 1º a 8 de outubro de 2025
  • Retificação do termo: 9 a 14 de outubro de 2025

O Fies, criado pela Lei nº 10.260/2001, oferece financiamento a estudantes de graduação em instituições privadas que aderirem ao programa e tenham cursos com avaliação positiva no Sinaes.

Facebook
X
Telegram
WhatsApp