i
Previous slide
Next slide

Forças Armadas ampliam combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami

As Forças Armadas ativaram um novo Destacamento Especial de Fronteira na comunidade de Waikás, em Roraima, para reforçar o combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. A base, com capacidade para abrigar 100 militares, servirá como ponto estratégico para operações de segurança, preservação ambiental e proteção dos povos indígenas, além de apoiar outras agências federais envolvidas na missão.

A unidade militar integra a Operação Catrimani II, coordenada pelo Ministério da Defesa desde abril de 2024. Com sua ativação, os militares intensificarão a fiscalização das fronteiras para impedir novas invasões e o transporte ilegal de minérios. Além disso, a estrutura reforçará as atividades de monitoramento e inteligência, auxiliando na logística de transporte de suprimentos e equipes.

Nos últimos 10 meses, a segunda fase da operação já resultou em cerca de 3.700 ações repressivas, incluindo a apreensão de mais de 140 toneladas de cassiterita, a inutilização de 50 pistas clandestinas e 448 acampamentos ilegais, além da captura de 162 suspeitos. Estima-se que as medidas tenham causado um prejuízo de R$ 282,7 milhões aos criminosos e reduzido em 75% os alertas de garimpo ilegal na região.

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?