A Polícia Civil de Roraima cumpriu, nesta segunda-feira (3), cinco mandados de busca e apreensão contra três policiais militares e uma mulher, na quarta fase da Operação Janus. As diligências ocorreram nas residências dos investigados e em uma loja de celulares, como parte da apuração sobre a morte de Fabrício Soares da Silva, ocorrida em setembro de 2023, durante uma ação do BOPE.
De acordo com as investigações, o telefone celular da vítima foi subtraído e posteriormente vendido a uma mulher ligada a um dos policiais investigados. Além disso, indícios apontam que o suposto confronto que resultou na morte de Fabrício não existiu e que a cena do crime pode ter sido alterada. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara do Tribunal do Júri de Boa Vista e cumpridos pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com apoio do Grupo de Resposta Tática (GRT).
A Operação Janus, nomeada em referência à divindade romana de duas faces, simboliza a análise do passado e do futuro nas investigações criminais. Segundo o delegado João Evangelista, as diligências seguem em andamento para reunir novas provas e esclarecer os fatos.