Criminosos teriam adulterado a bebida alcoólica de um idoso de 72 anos para furtar seu veículo. A Polícia Civil de Roraima (PCRR) finalizou as investigações que resultaram na localização e restituição de um veículo modelo VW Saveiro Robust, de cor branca. O automóvel, que havia sido furtado na capital, foi encontrado no município de Lethem, na Guiana. Os agentes identificaram duas pessoas como participantes do crime, mas até o momento não houve prisões.
Segundo o delegado Matheus Fraga, o crime ocorreu no dia 5 de janeiro deste ano, mas a dinâmica dos fatos atrasou a comunicação imediata às autoridades.
“A vítima, um idoso de 72 anos, estava em um estabelecimento comercial no bairro Mecejana quando, após consumir bebida alcoólica com algumas pessoas, sofreu um apagão de memória, com indícios de que alguma substância foi adicionada à bebida”, explicou o delegado.
De acordo com Fraga, imagens de câmeras de monitoramento foram cruciais para o avanço das investigações. “As imagens registraram o momento em que dois suspeitos conseguiram levar a vítima até a residência, onde permaneceram por cerca de 20 minutos antes de subtraírem alguns bens e, logo em seguida, fugirem com o veículo”, relatou.
Ainda conforme o delegado, o monitoramento possibilitou identificar o deslocamento do automóvel para fora do país. “Foi registrado o momento em que o veículo atravessou o posto de fiscalização no município de Bonfim, em direção à Guiana, no mesmo dia em que ocorreu o furto”, informou.
Amigos da vítima o encontraram desacordado na própria residência apenas no dia seguinte ao crime. Assim, registraram o boletim de ocorrência no dia 6 de janeiro, momento em que as diligências formais tiveram início.
“Em menos de 24 horas após o início das diligências, conseguimos localizar o veículo abandonado em Lethem. Essa ação contou com o apoio de agentes do município de Bonfim e com a cooperação da polícia da Guiana”, destacou Fraga.
Um Inquérito Policial foi instaurado sobre o furto do veículo e, durante as diligências, o delegado informou que duas pessoas diretamente envolvidas no crime foram identificadas: uma jovem com as iniciais G.A.N., de 23 anos, e um adolescente de 16 anos. Em depoimento, o adolescente confessou sua participação e indicou o envolvimento de um terceiro suspeito.
“A vítima relatou que o grupo estava no estabelecimento comercial e que um dos integrantes subtraiu a chave do veículo”, acrescentou o delegado.
O veículo foi entregue à Polícia Civil e passou por perícia de identificação, sendo oficialmente restituído ao proprietário na última sexta-feira, dia 16. As investigações continuam em andamento para apurar a participação de outras pessoas no crime.




