A prisão foi efetuada pela Polícia Rodoviária Federal em Roraima (PRF-RR), em ação conjunta com o Ibama, nas proximidades da terra indígena Raposa Serra do Sol.
Um homem, de 53 anos, foi detido transportando cerca de uma tonelada de minério extraído de forma irregular, além de equipamentos utilizados na atividade de garimpo. A ocorrência foi registrada na quarta-feira (4), durante uma fiscalização realizada pela Polícia Rodoviária Federal de Roraima (PRF-RR) em parceria com o Ibama, na BR-401, no km 130, em área próxima à reserva indígena Raposa Serra do Sol.
De acordo com a PRF, no momento da abordagem, o local onde o material era processado estava em pleno funcionamento. No espaço, eram empregados insumos considerados altamente perigosos tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente, utilizados no processo de separação do ouro.
O suspeito foi preso ainda no local da ação e todo o material encontrado, aproximadamente uma tonelada de minério, foi apreendido pelas equipes. Durante a fiscalização, também foi constatado o uso de cianeto (cianureto) no beneficiamento do ouro, uma substância extremamente tóxica, com alto grau de periculosidade, inclusive utilizada na fabricação de armas químicas e venenos.
A área onde funcionava o empreendimento irregular foi imediatamente embargada pelo Ibama. Já o homem detido foi encaminhado à Polícia Federal, que ficará responsável pela condução das investigações.




