Slide anterior
Próximo slide

Hip-hop roraimense será homenageado em sessão especial da ALE-RR nesta terça-feira

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizará uma sessão especial nesta terça-feira (12), a partir das 14h30, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, em homenagem ao movimento hip-hop no estado. Durante a solenidade, integrantes do movimento receberão a Comenda Orgulho de Roraima pelos seus significativos contribuições à cultura popular local. A homenagem é uma iniciativa do presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos), que, junto ao parlamentar Jorge Everton (União), valoriza o hip-hop como um dos pilares culturais de Roraima, especialmente pelo seu impacto social e artístico.

O hip-hop roraimense foi reconhecido oficialmente em 2022, quando a cultura e suas manifestações foram declaradas patrimônio imaterial do estado. A lei também instituiu o “Dia Estadual do Hip-Hop”, celebrado anualmente em 11 de dezembro. Para o deputado Sampaio, a homenagem reforça a importância de reconhecer e apoiar as diversas formas de expressão cultural, destacando o hip-hop como uma ferramenta de cidadania e inclusão social. A cultura hip-hop, que nasceu nos anos 70 em Nova York, chegou a Roraima no início dos anos 2000, ganhando destaque, principalmente, no bairro 13 de Setembro, em Boa Vista.

A sessão especial também contará com a participação de artistas locais, como o DJ e pesquisador Eduardo Queiroz, e o professor de breakdance Lennon Lima, ambos homenageados pelo seu trabalho no fomento da cultura hip-hop entre jovens. Além disso, o breakdance, uma das modalidades mais icônicas do movimento, já é oferecido gratuitamente a crianças e adolescentes no Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), programa permanente da ALE-RR. Entre os homenageados estão nomes como Dayana Soares Araújo Paes, MC Niggaz, Gabriell White e outros que se destacaram por seu trabalho no cenário local.

Facebook
X
Telegram
WhatsApp
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?