O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues criticou a justificativa do Carrefour da França para suspender a compra de carne brasileira, chamando-a de “fraca e mentirosa” em entrevista ao UOL News nesta terça-feira (26). O presidente do Carrefour havia afirmado que a suspensão se deu por motivos sanitários, mas o grupo publicou uma carta de retratação dirigida ao mercado brasileiro nesta manhã.
Rodrigues considerou a decisão do Carrefour um erro comercial, destacando que o Brasil exporta para a França apenas 0,6% da carne que vende para o resto do mundo, o que torna a medida irrelevante em termos de impacto. “A carne brasileira é de excelente qualidade, e o argumento utilizado pelo Carrefour é falso e mentiroso”, afirmou.
O ex-ministro também elogiou a postura do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que criticou a decisão do Carrefour e defendeu o boicote à rede de supermercados, considerando sua reação politicamente importante para demonstrar o apoio do governo aos produtores brasileiros. “O governo francês defende seus produtores, e o presidente Macron está utilizando essa questão até como um ponto de defesa para as negociações com a União Europeia e o Mercosul”, completou Rodrigues.