Boa Vista debate propostas para fortalecer o campo e ampliar a produção sustentável

A Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário ocorre nesta sexta-feira, 5, ao longo de todo o dia, na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Promovido pela Prefeitura de Boa Vista, o encontro tem o objetivo de sensibilizar, debater e construir ações voltadas ao fortalecimento do campo. O tema central desta edição é “Brasil Rural: Raiz da Vida; Fonte do Bem Viver”.

Agricultores, representantes de entidades, gestores públicos e integrantes da sociedade civil participam das discussões sobre políticas públicas focadas na agricultura familiar, produção sustentável, geração de renda e inclusão social. Segundo o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cezar Riva, a conferência busca alinhar propostas que garantam melhores condições de vida para quem vive e trabalha no campo.

“Vamos discutir ideias que contribuam com um futuro melhor para o campo. A necessidade de acesso à terra e à água, de políticas para incremento da produção, de permanência do produtor na zona rural e de sucessão familiar. São debates que precisam de consenso para serem apresentados na Conferência Nacional do próximo ano”, afirmou.

Entre os participantes está Antônia Mourão, produtora do P.A. Nova Amazônia, na região do Truaru. Ela cultiva maxixe, pimenta, batata-doce, cheiro verde, quiabo, frutas e milho com apoio da prefeitura. Para ela, o evento representa um espaço fundamental de escuta e construção coletiva.

“Estou muito feliz em participar dessa conferência, pois acredito que vai trazer benefícios para nós, produtores do campo e da agricultura familiar. Vamos formular um documento com as necessidades da nossa comunidade. Estou achando excelente o evento, que é uma porta aberta pela prefeitura, onde somos ouvidos mais uma vez”, disse.

Ao final da conferência, será elaborado um relatório com até 30 propostas, com pelo menos quatro de cada eixo temático e uma de cada eixo transversal, além da eleição de 10 delegados titulares e cinco suplentes que seguirão para a etapa estadual. Os debates fazem parte de um movimento nacional de construção de políticas públicas destinadas ao desenvolvimento do meio rural.

Eixos temáticos da conferência

Papel da agricultura familiar frente às mudanças climáticas
Transformação agroecológica dos sistemas alimentares e fortalecimento da agricultura familiar
Reforma agrária e promoção do direito à terra, à água e ao território
Cidadania e Bem Viver
Estado, participação popular e governança das políticas públicas para o desenvolvimento rural

Facebook
X
Telegram
WhatsApp