Lideranças indígenas de Roraima se reuniram em Boa Vista, nos dias 27 e 28 de outubro, para alinhar as últimas estratégias de atuação rumo à 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém (PA), em novembro de 2025. A Oficina de Formação ocorreu no auditório do Hotel Blue Inn e contou com a presença de representantes das dez etnoregiões que compõem o Conselho Indígena de Roraima (CIR), além de convidados de outras organizações, como a Hutukara Associação Yanomami (HAY).
Durante o encontro, foram discutidos temas centrais da conferência, entre eles a atuação nas duas principais áreas do evento: a zona azul, onde ocorrem as negociações oficiais e os pavilhões nacionais, e a zona verde, voltada ao diálogo sobre inovação, sustentabilidade e investimentos, reunindo organizações da sociedade civil, instituições públicas e privadas.
A formação foi conduzida por Sinéia do Vale, líder global do clima e co-presidente para a América Latina e o Caribe do Fórum Internacional de Povos Indígenas sobre Mudanças Climáticas, o Caucus Indígena. Enviada especial à COP 30, Sinéia tem papel de destaque internacional na pauta climática. Mestre em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais pela Universidade de Brasília (UnB), ela atua há mais de três décadas na defesa dos direitos indígenas, na preservação ambiental e no fortalecimento das comunidades tradicionais.




